terça-feira, 5 de março de 2013

ARTESANATO COM MADEIRA

   ÍNDICE                                                VÍDEOS                                                   INSCRIÇÕES


Hoje, devido ao tipo de matéria prima na construção de nossos móveis, há muito mais substituições, seja pelo desgaste ou por atualização de um novo modelo. O que fazer com os móveis velhos? Devemos saber que somos responsáveis pela geração de toneladas de resíduos que quando não são coletados pelo serviço público, acabam sendo jogados em terrenos baldios, que além de prejudicar o aspecto visual, propicia o surgimento de ratos e outras pragas que podem transmitir inúmeras doenças.

Temos muitos exemplos que podem nos ajudar no que diz respeito a destinação de madeiras provenientes de restos de móveis como os vídeos abaixo:


O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Entretanto, o desmatamento está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal no território brasileiro. São aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano em conseqüência de derrubadas e incêndios.

Esse processo acarreta vários fatores negativos ao meio ambiente, entre eles se destacam: perda da biodiversidade, empobrecimento do solo, emissão de gás carbônico na atmosfera, alterações climáticas, erosões, entre outros.

O desmatamento no Brasil ocorre principalmente para a prática da atividade agropecuária. Porém, a construção de estradas, hidrelétricas, mineração e o processo intensivo de urbanização contribuem significativamente na redução das matas.

Conforme cálculos do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, a área desmatada na Amazônia até o ano de 2002 era superior ao tamanho do território francês. Isso se deve principalmente à extração de madeira e atividade agropecuária. De acordo com pesquisas do Ministério do Meio Ambiente, foi constatado que 80% da extração da madeira na Amazônia ocorrem de forma ilegal.


Queimada, técnica nociva para o solo e atmosfera
A Mata Atlântica perdeu aproximadamente 93% da sua cobertura vegetal, restando apenas 7%. Do território brasileiro, 15% era ocupado pela a Mata Atlântica. Hoje é considerada a quinta área mais ameaçada do planeta.

O Cerrado, a partir da década de 1950 intensificou-se o desmatamento em sua área. Isso ocorreu principalmente pela expansão das fronteiras agrícolas e políticas públicas para a ocupação do centro-oeste brasileiro. A intensa urbanização e as atividades agropecuárias são os principais responsáveis pelo desmatamento do Cerrado. Conforme estudos do Ministério do Meio Ambiente, 67% do bioma sofreu modificação.

A Caatinga teve sua vegetação reduzida pela metade devido ao desmatamento. São aproximadamente 500 mil hectares devastados por ano.

A busca por um desenvolvimento econômico imediatista é o principal responsável pelos desmatamentos no Brasil, desprezando um possível desenvolvimento social e ecológico. O que futuramente acarretará problemas em grandes proporções.

Fica um apelo a todos que acessarem este blog, que quando for adquirir um novo móvel, se o velho estiver em condições de uso, procure antes uma pessoa para fazer a doação ou transforme o seu móvel antigo em algo que possa ser útil à você ou a sua comunidade. Vamos ajudar a preservar o nosso meio ambiente e garantir que as futuras gerações possam desfrutar de um meio ambiente limpo.

ÍNDICE GERAL









Nenhum comentário:

Postar um comentário